BEEP (Beacon Empowered Event Platform)

Na Feira dos Frutos de 2016 a Câmara Municipal das Caldas da Rainha levou a cabo um projecto inovador para os visitantes da feira terem informação, em tempo real, dos múltiplos eventos de acordo com a sua localização nos diferentes espaços temáticos da feira. O projecto foi desenvolvido com a última geração de tecnologia de Internet-das-Coisas (IoT)- Beacons Bluetooth pela empresa Streamline, através da sua plataforma BEEP: Beacon-Empowered Events Platform.

Esta infraestrutura digital envia notificações inteligentes para os visitantes, de acordo com o seu posicionamento nos espaços temáticos da feira, segundo o conceito “Próximo de mim”, acedido pela aplicação móvel (app) “Feira dos Frutos”, desenvolvida para a smartphones iOS-Apple (iphone e ipad) e Android, de acordo com o paradigma de interacção: “Eventos da area temática onde me encontro, sem perder o acesso à agenda geral”

Trata-se de uma solução inovadoras de mobilidade em eventos desta natureza, inédita em Portugal, utilizando smartphones sem a necessidade de nenhum hardware especial e tecnologia Bluetooth Low Energy (BLE), com dispositivos de última geração de IoT – os Beacons – com sensores adicionais de temperatura, luz ambiente, acelerómetro, telemetria adicional, etc.

Os beacons são dispositivos muito simples, de baixo custo, com baixos consumos de energia, de reduzida dimensão podem ser facilmente colocados no exterior e no interior dos edifícios, que enviam sinais via Bluetooth Low Energy (BLE) captados por smartphones IOS, Android ou telefones móveis da Windows munidos desta tecnologia.

A precisão de rastreamento, superior quando comparados a sinais Wi-Fi e GPS, possibilitam o desenvolvimento de experiências com micro localização sensível ao contexto, de proximidade, como é o caso do sector do turismo, especialmente os eventos com a feira dos Frutos.

A plataforma BEEP gere uma rede de 25 Beacons distribuídos pelo recinto da Feira dos Frutos, colocados em locais estratégicos de cada area temática, palco, entradas. É uma plataforma de cloud que integra as app’s Feira dos Frutos (iOS e Android) e um sistema de gestão de conteúdos (CMS), para gestão de dados (analitíca) e disponibilidade de diversos indicadores, como por exemplo a afluência de visitantes por local, locais mais frequentados, heatmaps, etc.

A plataform BEEP integra ainda um sistema de Corporate TV, com tv’s colocadas em zonas estratégicas da feira, onde está a ser disponibilizada aos visitantes informação dos eventos e temperatura.

BEEP transforma as cidade das Caldas da Rainha em uma cidade inteligente através da tecnologia de Beacons.

A infraestrutura pública de Beacons na Feira dos Frutos e na Rota Bordalina é o primeiro Beacon Living Lab em Portugal, com informação acessível a todos em Beacon Living LabThe gateway to an IoT economy - http://livinglab.streamline.pt/, com capacidade para gerar dados abertos de grande escala com tecnologia beacon iBeacon (Apple) e Eddystone (Google) para aceleração de soluções inovadoras de internet das coisas (IoT) para cidades inteligentes – smart city, de acessibilidade melhoradas, de forma a estimular o aparecimento de novos projectos (startup’s) e novas aplicações de IoT com impacto na economia local.